sexta-feira

9 Dicas para aprender operar no Mercado de Criptomoedas

Veja algumas dicas para se tornar um trader profissional no mercado de Criptomoedas



Negociar o mercado das moedas digitais não é tão simples mas também não é algo tão complexo. Saber como vender ou comprar um par de moedas não é conhecer o mercado.
 

Não existem atalhos na jornada de se tornar um trader lucrativo. Não perca seu tempo procurando um atalho.


Neste post separamos 9 dicas que podem te ajudar a iniciar o processo de aprendizagem e alcançar seus objetivos como um trader de sucesso.


1. Adote estratégias de Gestão de risco e Gestão de capital 

O quão bom é um trader profissional é definido por quão bom ele é em gerenciar riscos e o seu capital. Esse é o fato número um no trading de qualquer mercado de risco.

Com a alta volatilidade deste mercado você só se mantém no negócio se tiver regras de gestão de risco. Nada pode salvar sua conta se você não seguir de forma disciplinada um método de gestão de risco.

Só arrisque em uma operação a quantidade que não vá prejudicar muito sua conta se você a perder. Caso contrário, mais cedo ou mais tarde você vai acabar destruindo sua conta. Volto a repetir: você tem que seguir regras de gestão de risco se quer “sobreviver” no longo prazo, não há outra alternativa. Quanto antes você aprender isso, melhor pra você.

 2. Aprenda uma estratégia simples e a domine 

Não fique pulando de estratégia em estratégia ou tentando operar um monte de estratégias de uma vez. Você precisa aprender um método de trading que seja fácil e baseado no price action puro. Uma boa estratégia de trading sempre foca em riscos e perdas. Um plano de trading é um conjunto de regras para filtrar entradas de forma a minimizar o risco e maximizar o lucro.

 Todos os traders perdedores tem uma forma de pensar parecida – eles dependem de indicadores ao invés do preço propriamente dito. Um indicador pode funcionar para a pessoa que o criou mas não para você. Aprenda estratégias de price action e padrões gráficos para se tornar um trader de sucesso.

 3. Crie seu Diário de Trading 

Possuir um diário no qual você anota seus trades e emoções pode parecer um pouco de trabalho extra, mas você vai se arrepender no futuro se não tiver um. Você perde dinheiro se comete um erro e um diário vai te mostrar seus erros numa simples olhada. Com um diário de trading suas chances de sucesso irão aumentar drasticamente.

 4. Experimente tempos gráficos maiores 

Você tem que operar um time frame maior (como o diário ou semanal) se você quer ter sucesso. Muitos traders possuem a noção errada de que encontrarão mais oportunidades de trading num time frame menor e assim ganhar mais dinheiro. A realidade é exatamente o oposto.

Operar com mais frequência aumenta seu risco e seus custos. Além disso, o price action em tempos gráficos menores é menos confiável. Operar no intra-day de forma lucrativa é mais complicado e requer mais prática. Eu recomendo fortemente que iniciantes deem preferência a gráficos diários.


 5. Pare de seguir outras pessoas 

Pare de seguir outros traders cegamente. Eles podem operar uma estratégia diferente e um time frame diferente do seu. Você deve conhecer a estratégia deles antes. Você pode praticamente ignorar notícias se é um “trader técnico”, especialmente grandes redes de TV. Lembre-se que muitas vezes eles são jornalistas ou analistas e não traders. Pense de forma independente. Traders de sucesso geralmente pensam de maneira distinta da “manada”.


 6. Escolha a corretora certa

Compare as melhores corretoras, escolha aquela que se adequa melhor ao seu estilo. Uma boa corretora é importante. Não escolha uma corretora só porque alguém te falou dela. Opte pelas maiores e que tenham uma boa liquidez, baixas taxas, e que sejam focadas em segurança.

 7. Entenda que quanto menos você operar, mais lucro terá 

Negociar com volumes menores muitas vezes te torna mais lucrativo no longo prazo.

Esperar um grande ganho usando uma alta alavancagem é uma das principais razões pelas quais traders amadores torram todo seu capital.

Lucros pequenos mas constantes te levarão ao sucesso. Além de dimensionar bem o “tamanho” de suas posições, lembre-se que quanto mais trades, mais custos. Você não tem que entrar em todo trade para ser lucrativo.

Permaneça paciente e disciplinado, controle suas emoções. Controlar suas emoções não é controlar sua alegria ou tristeza quando você ganha ou perde. É controlar como você interage com os mercados, como você decide abrir e/ou fechar suas posições. Sua única tarefa como trader é proteger seu capital, ter lucros não deve ser sua prioridade. Lucro é uma consequência de perder pouco quando estiver errado.

 8. Saiba onde vai sair antes mesmo de entrar

 Usar stop loss é indispensável para um trader. É verdade que muitos iniciantes estão com tanto medo de perder que colocam o stop muito perto da entrada. Isso não te ajuda a preservar seu capital. Usar um número fixo de preço para o  stop, também pode não ser uma boa ideia. Entenda a ação do preço e dê algum espaço para ele se movimentar.

9. Adquira conhecimento básico do mercado de Criptomoedas

Se você está começando agora é importante aprender através de um curso que te proporcione um conhecimento mais aprofundado e apresente os assuntos de maneira estruturada e passo-a-passo.

Muitas pessoas começam a fazer trade sem adquirir primeiramente conhecimento, essas pessoas geralmente acabam se frustrando ao perder todo seu dinheiro, muitas desistem e colocam a culpa no mercado.

Investir em conhecimento é com certeza o passo mais importante quando queremos entrar em qualquer negócio.

Por isso a dica mais importante é: Invista em conhecimento.

Não deixe de conferir nosso artigo "Como se tornar um trader de sucesso no mercado de Criptoativos" nele listamos alguns cursos online que podem te ajudar.




0 on: "9 Dicas para aprender operar no Mercado de Criptomoedas"